Artigos, matérias, discussões, estudos...

Os antibióticos e a cárie

Frequentemente, as pessoas relacionam o uso de antibióticos a cáries e às manchas nos dentes. O uso de antibióticos não causa cárie dentária, mas sim a forma como seu uso é administrado. Geralmente os pais medicam seus filhos de seis em seis, de oito em oito horas e negligenciam a higiene oral, resultando assim em maior risco à saúde bucal.

É importante refletirmos sobre três pontos:

1. Os antibióticos e demais medicamentos prescritos às crianças, como os xaropes, geralmente apresentam-se sob a forma de suspensões adocicadas (freqüentemente sacarose), inclusive para serem aceitas mais facilmente pelo paciente infantil.

2. Além da presença do açúcar, muitos medicamentos também apresentam alta acidez, o que favorece a perda da porção mineral da estrutura dentária.

3. Pais de crianças enfermas geralmente são menos rigorosos com a higiene bucal de seus filhos.

O antibiótico tetraciclina, quando utilizado no período em que os dentes estão sendo formados (dentes de leite anteriores: da metade da gravidez até 4-6 meses de vida; dentes permanentes anteriores: até 7-8 anos de idade) pode induzir à formação de manchas de coloração amarelada ou marrom-acinzentada na estrutura dentária. É importante ressaltar que essas alterações só ocorrem se a tetraciclina for utilizada no período em que os dentes estiverem em processo de formação. Seu uso, quando os dentes já estão formados ou mesmo presentes na boca, não causam efeito algum ao dente.

Os comentários estão fechados.