Artigos, matérias, discussões, estudos...

Cuidados com dentes de leite

Os dentes de leite nascem por volta do sexto mês de vida do bebê, ou antes, em alguns casos, e a dentição se completa, em média, quando o bebê completa dois anos.

O surgimento dos dentes é uma ocorrência natural, portanto, não provoca dor, nem sangramento. Entretanto, alguns sintomas podem aparecer, tais como:

• Aumento de saliva, devido à maturação das glândulas salivares.
  • Diarréia, em consequência de um distúrbio gastrointestinal, que tem como principal causa a autocontaminação por objetos levados à boca e à sucção dos dedos.
  • Febres baixas e passageiras podem aparecer durante o rompimento das gengivas pelos dentes.
  • Irritação local provocada pela pressão dos dentes na gengiva (não requer medicação alguma).

Mordedores macios, que contêm um gel no seu interior e podem ser mantidos na geladeira, aliviam a irritação da gengiva causada pela pressão dos dentes em erupção. Se eventualmente a irritação for grande, um anestésico tópico não irritante – aplicado 3 ou 4 vezes au dia – também pode dar alívio temporário, desde que prescrito corretamente, pois sua absorção é rápida e contém substâncias químicas.

É importante fazer a higienização mesmo antes da erupção dos primeiros dentinhos. Para tanto, pode ser usada uma dedeira ou gaze embebida em água filtrada que deve ser esfregada delicadamente na gengiva. Assim o seu bebê irá se acostumando com o hábito de colocar algo em contato com sua boca. Esta prática deve ser feita de forma delicada e pacientemente pelo adulto cuidador.

Após a erupção dos primeiros dentinhos, uma escova apropriada, de cerdas reduzidas e macias, deve ser usada, principalmente após as refeições. Ela deve ser molhada em água pura, sem uso de pasta de dente (o bebê pode engolir a espuma, o que pode provocar fluorose, que é a alteração no esmalte do dente). Quando houver necessidade de uso de pasta, esta deve ser sem flúor ou em pequena quantidade (um grão de arroz é a medida).

As mães devem tomar cuidado com mamadeiras noturnas que contenham açúcar, pois pode ser aumentado o risco à carie dental (que é conhecida como cárie de mamadeira) . Se não houver higienização nesse período, esse tipo de cárie acomete os dentes rapidamente, pois, durante o sono, o fluxo salivar diminui. Os primeiros sinais da cárie de mamadeira constituem manchas brancas e opacas, que muitas vezes podem passar despercebidas pelos pais.

A primeira consulta do bebê a um cirurgião dentista deve ser feita antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes. Uma consulta agradável, em um ambiente amistoso, ajudará o estabelecimento de um vínculo afetivo com o dentista; também é importante um programa de educação e medidas preventivas que evitem o aparecimento de cárie e doenças gengivais.

Os comentários estão fechados.