Periodontia

Periodontia
Doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite, são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente “ao redor do dente”. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes.

A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes. Esta doença inicia quando a bactéria presente na placa (película viscosa e incolor que constantemente se forma sobre os dentes – Placa Bacteriana) começa a inflamar a gengiva.
Na forma mais branda da doença, a gengivite , a gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto. A gengivite é causada por higiene oral inadequada, e é reversível com ratamento profissional e uma boa higiene oral doméstica. Há indícios que a gengivite não tratada pode evoluir para periodontite.
Com o tempo a placa pode se espalhar e crescer por baixo da gengiva. As toxinas produzidas pela bactéria da placa irritam a gengiva. Essas toxinas estimulam uma resposta inflamatória crônica, onde nosso organismo se volta contra si próprio, e os tecidos e o osso que suporta os dentes são tacados e destruídos. As gengivas se separam dos dentes, formando bolsas periodontais (espaços entre os dentes e as gengivas) que se tornam infeccionadas. A medida que a doença (periodontite) avança, as bolsas se tornam cada vez mais profundas, e mais tecido gengival e osso são
destruídos. Este processo destrutivo apresenta sintomas bastante brandos.
Eventualmente, os dentes podem apresentar mobilidade, e ter de ser extraídos.