Artigos, matérias, discussões, estudos...

Ortodontia e ortopedia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face e dos arcos dentários.

A Ortodontia pode ser dividida em Ortodontia fixa (braquete colado ao dente) e Ortodontia removível (aparelho móvel). Em adultos o tratamento de escolha, na maioria dos casos, é através da Ortodontia fixa. Em crianças podemos lançar mão de aparelhos removíveis (ortopedia), pois podemos contar com o crescimento e remodelamento ósseo, dependendo da fase de crescimento da criança – esse crescimento, em meninas, ocorre até os 12 anos (média, tempo aproximado) e em meninos, até 14 anos (também aproximado).

Pacientes que possuem dentes desalinhados e com uma oclusão (encaixe dos dentes) incorreta não devem descuidar, pois dentes desalinhados podem resultar em danos às estruturas de suporte dental (gengiva e osso), dores ou ruídos na articulação e até mesmo na perda de dentes. Por meio de aparelhos conseguimos alinhar os dentes e corrigir imperfeições na oclusão.

Previamente à instalação dos aparelhos, o ortodontista deve solicitar a documentação ortodôntica, que consiste em uma pasta com radiografias (panorâmica e telerradiografia), fotos do perfil do paciente e fotos intrabucais, traçado cefalométrico (estudo do crescimento ósseo), radiografia de punho (também quanto ao crescimento ósseo), modelos de gesso, de fundamental importância para o profissional planejar o caso, dentre outros. Pode ser solicitado também em casos específicos uma tomografia computadorizada como exame complementar, este que apresenta mais detalhes e com melhor nitidez.

Em sua tese de especialização em Ortodontia, o Dr. Carlos Fernando Pertel fotografou e avaliou braquetes metálicos na Universidade de São Paulo (USP) através de um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). O seu estudo concluiu que a rugosidade (lisura da superfície) dos braquetes é de fundamental importância para um tratamento mais eficaz.

Na Pertel Odontologia utilizamos aparelhos convencionais (braquetes convencionais que utilizam “borrachinha”) e damos prioridade aos braquetes autoligados, que são aparelhos mais modernos e dinâmicos, propiciando um tratamento mais seguro para nossos pacientes. Braquetes autoligados promovem menor atrito entre fio e braquete, resultando em menor tempo de tratamento. Por não utilizar borrachinha estes braquetes são mais higiênicos para o paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *