Artigos, matérias, discussões, estudos...

Doença Periodontal (Periodontite)

Periodonto é o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam raiz ao osso.
Periodontite é o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes. Diferente de gengivite, onde temos sangramento na escovação e ao usar o fio dental, mas  o tecido comprometido é só a gengiva e não o periodonto.

Como saber se eu tenho periodontite?

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos às alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

A principal causa da doença periodontal é a presença de placa bacteriana em associação com o tártaro, portanto uma boa higiene bucal, com uso correto e freqüente de fio dental, seguido de uma boa escovação é a melhor forma de combatê-la. É de fundamental importância o retorno periódico ao dentista para a limpeza profissional.

Na limpeza profissional é feita a remoção da placa bacteriana e do tártaro aderido ao dente através de raspagem e alisamento radicular. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas; para facilitar o acesso. O retorno para o controle gengival deve ser avaliado pelo periodontista, podendo ser de 3 em 3 meses em casos mais delicados.

PREVENÇÃO = Higiene bucal doméstica + Limpeza profissional de 6 em 6 meses.

Orientações da Periodontista Dra Lilian Novais

Os comentários estão fechados.